1. TAMANHO - 25 PONTOS
O tamanho ideal é de 11 a 12 cm.Pássaros de tamanho mais reduzido dificilmente aparecem. Pássaros que excedem o padrão são mais comuns, principalmente os nevados.
A penalização deve ser proporcional ao excesso de tamanho. Pássaros muito grandes, maiores que 12,5 cm, devem ser desclassificados.
2. FORMA - DORSO E PEITO - 25 PONTOS
O dorso é quase plano, o peito ligeiramente convexo. Dorsos altos ou arredondados devem ser penalizados com rigor, do mesmo modo que os côncavos. O peito, quando côncavo ou quase reto, deve ser penalizado proporcionalmente ao afastamento do padrão.Ombros muito largos, devem ser penalizados neste item.
3. CABEÇA E PESCOÇO -10 PONTOS
A cabeça é oval, pequena, com topo levemente plano. Cabeças grandes e redondas, devem ser penalizadas com rigor. Bico desproporcionai e olhos mal posicionados, devem ser penalizados.O pescoço é pequeno e fino. Nucas que se alinhem com o dorso devem ser penalizadas.
4. ASAS E CAUDA -10 PONTOS
Asas não aderentes, cruzadas ou arriadas, devem ser penalizadas com rigor. A cauda cuja ponta não seja em forma de rabo de peixe, deve ser penalizada. Caudas abertas, muito curtas ou longas, também devem ser penalizadas.5. PERNAS E PÉS -10 PONTOS
As canelas (tarso) devem ser curtas (13 a 14 mm). Coxas muito aparentes, canelas longas e dedos desproporcionais, devem ser penalizados com rigor.Patas implantadas muito à frente ou muito à retaguarda mudam a posição do corpo, que deve ser próxima dos 45° e, aqui, devem ser penalizadas.
Pequenos problemas nos dedos e unhas, também devem ser penalizados neste item.
6. PLUMAGEM - 10 PONTOS
Plumagem solta e com frisos deve ser penalizada com rigor.Pássaros com sinal de corantes devem ser desclassificados. Falta de penas também deve ser penalizada.
7. POSIÇÃO E MOVIMENTOS - 5 PONTOS
É um pássaro muito ativo, que toma uma posição praticamente reta na linha cabeça-corpo-cauda, aproximadamente a 45° com a horizontal.Mesmo sendo de pequeno tamanho, necessita de gaiola com 2 poleiros para poder se movimentar e ser observado.
Pássaros letárgicos ou muito espantados, devem ser penalizados com rigor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário